O perito deverá agendar o início da produção da prova (início da perícia), caso o juiz assim não determinar. O perito deverá escolher como local da diligência, onde estiver o objeto da perícia. Se for uma perícia sem vistoria ou exame, pode ser em um coworking, escritório do perito etc.
A maneira mais segura de fazer o agendamento de dia, hora e local do início de perícia é por petição no processo, com no mínimo, 30 dias de antecedência, para dar tempo de a petição tramitar.
Neste encontro, se quiserem, poderão estar: as partes, advogados das partes, assistentes técnicos, caso houver, testemunhas, prepostos etc. De qualquer forma, o perito é obrigado a estar presente
O perito deve combinar com as partes e os assistentes técnicos a data do início de perícia?
Não é indicado o perito combinar com as partes e os assistentes técnicos a data da diligência de início de perícia, porque poderá haver uma grande chance de discussão, interminável, entre as partes e o perito sobre a melhor data. Certamente elas, em meio a discussão, alegarão amplo direito de defesa e direito ao contraditório, deixando o perito em situação difícil. Uma parte dirá que pode em uma data e outra, não, e assim por diante. Fato esse que o juiz não gostará, pois o perito estará tumultuando o processo, motivo que pode gerar descrédito no perito, e em consequência, ser retirado da Lista de Peritos da Vara pelo próprio juiz, ou o magistrado começar a nomeá-lo em perícias insignificantes, como as da Assistência Judiciária Gratuita.
A forma mais adequada de agendamento de vistoria, exame do objeto de perícia ou da simples diligência formal, que é obrigatória, é o perito não proporcionar que as partes escolham a sua data e o horário.
No caso de perícia mais complexa, por exemplo, em caso de as partes serem de outros estado, e o perito precise escutar o que as partes têm a dizer, por interesse de elucidação de seu laudo, pode ser conveniente o perito abrir a possibilidade de discussão de escolha de data e horário. Não significando, neste ato, que o perito não terá “dor de cabeça”.
Perito que falha na burocracia, terá grande chance de insucesso na carreira.
Para ser perito judicial de sucesso, veja informações completas no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no curso a distância ou em nossos cursos presenciais. Na aquisição deste produtos, fornecemos Suporte Gratuito por até um ano. Damos dicas de como conseguir as nomeações, após os cadastro nos tribunais.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades