O novo Código de Processo Civil – CPC obriga o laudo do perito ser claro.
O leigo, que se entende pelo juiz e advogados, tem que entender o que está escrito no laudo. Quando o juiz e advogados não entendem o que o laudo diz, a jurisprudência classifica como laudo “imprestável”.
O desafio do perito é fazer o leigo entender o laudo.
Quando é utilizado algum termo técnico, este deve ser “traduzido” para o leigo. Explicações técnicas e científicas mais complexas podem ser anexadas ao laudo, deixando o seu corpo mais leve, mais fácil de ser entendido. Com a possibilidade da redação digital, copiar um texto técnico complexo e colar, em anexo, é bem rápido.
Quando o advogado não entende determinada coisa no laudo ou faz que não entente, se o laudo do perito for robusto, em sua clareza, bastará o perito complementar o laudo mostrando em que o laudo faz a explicação daquilo que o advogado não entende.
Para ser perito judicial de sucesso veja informações completas no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no curso a distância ou em cursos presenciais. Na aquisição destes produtos são fornecidos Suporte Gratuito por até um ano. Damos dicas de como conseguir as nomeações, após o cadastro nos Tribunais.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades