Quem assina e entrega os quesitos no processo é o advogado. O assistente técnico sugere ao advogado quais quesitos fazer. Não se têm modelos de quesitos no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais, para serem formulados, pois cada caso requer quesitos específicos.
Entretanto, o assistente técnico deve formular quesitos de acordo com o que a petição inicial do processo requer, ou seja, com o que o autor pede no processo. Assim, o assistente técnico deve formular proposta de quesitos cuja resposta seja elementar ao que o processo pede.
Por exemplo, no caso de renovatória de locação, as partes são o proprietário do imóvel e o proprietário do estabelecimento comercial (loja), que discutem o valor locatício do imóvel, a ser fixado pelo juiz na sentença. O juiz, normalmente, fixa o valor no quantum determinado pelo perito. Nesse caso, o assistente técnico pode fazer quesitos perguntando ao perito, entre outros:
- a) Onde o imóvel periciado está localizado?
- b) Qual o método de avaliação para a determinação do locatício do imóvel periciado?
- c) Quais os imóveis pesquisados, localizações e respectivos valores locatícios, por metro quadrado, que serviram como base do valor calculado na avaliação?
- d) Quais as características positivas e negativas dos imóveis pesquisados em relação ao avaliando?
- e) Qual o valor do metro quadrado do locatício do imóvel da perícia designada?
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades