Novo blog do Manual de Perícias

Perícia de avaliação de imóveis e outros bens e avaliação de bem penhorado

\"SEJANa Justiça Estadual e Justiça Federal, temos muitas perícias de avaliações de imóveis urbanos e rurais e avaliações de máquinas e equipamentos. Para realizar perícia judicial de avaliação de qualquer bem, é necessário ter habilitação legal.

Para realizar as perícias de avaliações de imóveis urbanos, é necessário ser engenheiro civil, arquiteto ou corretor de imóveis, segundo a habilitação legal fornecida pelos seus respectivos conselhos de classe. Nas perícias de avaliações de imóveis rurais, será o engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, técnico em agrimensura e outros afins. Para máquinas, equipamentos e veículos, será o engenheiro mecânico e outros com habilitação na área de mesma natureza do bem.

As perícias de avaliações de imóveis podem ocorrer nos mais diferentes tipos de ações (processos), como em desapropriações e servidões, partilhas, dissolução de sociedade, sub-

\"Curso

rogação de gravame, renovatória de locação, entre outras. Essas avaliações poderão ser de valor venal ou locativo mensal.

Por outro lado, existe um número enorme de avaliações de imóveis urbanos e rurais, máquinas, equipamentos e veículos penhorados em ações do tipo execução. No caso, o avaliador determina o valor base em que o bem vai a leilão. Esse tipo de avaliação não requer muita responsabilidade de quem a realiza, pois meramente é arbitrado um valor a partir do qual serão dados lances para a arrematação do bem.

Adquira o Aplicativo AVALIA – Software online de avaliações de imóveis – Ideal para profissionais que atuam com regularidade nas avaliações de imóveis por inferência estatística para bancos, particulares e perícias judiciais, devido à alta praticidade.

O Código de Processo Civil – CPC determina, no artigo 154, parágrafo cinco, que o oficial de justiça poderá fazer avaliações, como a de bem penhorado.

O artigo 870 do CPC determina que a avaliação de bem penhorado deverá ser realizada por oficial de justiça. Entretanto, se forem necessários conhecimentos especializados e o valor da execução comportar, o juiz nomeará avaliador, conforme reza o parágrafo único do mesmo artigo 870. Nesse caso, o avaliador deverá ter habilitação legal, como engenheiro civil, arquiteto, corretor de imóveis, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, técnico em agrimensura, engenheiro mecânico e outros, com habilitação legal segundo a natureza do bem.

A avaliação de bem penhorado para ação do tipo execução não é uma perícia judicial. A perícia judicial visa à produção da prova. A prova fornecida pelo perito, o laudo, poderá ser utilizado como fundamento da sentença do juiz, ao final do processo.

A avaliação de bem penhorado é simplesmente a determinação de valor base do bem. Não é, propriamente, uma perícia judicial. Assim, não está prevista a apresentação de quesitos e assistentes técnicos pelas partes.

Veja as regras da perícia judicial no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no curso a distância ou nos cursos presenciais. Não possuir as informações corretas, podem levar o perito a ser descadastrado pelo Tribunal, segundo o Novo Código de Processo Civil – CPC.

Mais informações sobre avaliações de imóveis: Anexos de laudo de avaliação – Arquiteto avaliador – Aplicativo AvaliaAvaliação de apartamentoAvaliação de benfeitoriasAvaliação de casaAvaliação de galpão – Avaliação de imóvel urbanoAvaliação de lojaAvaliação de terrenoAvaliação judicialAvaliador da CEF (credenciamento)Corretor de imóveis avaliadorCritério de Chauvenet CUBDepreciação de imóvel – Engenheiro avaliadorEnquadramento do laudo de avaliaçõesEscritura – Especificação do laudo de avaliaçãoEstatística inferencial (regressão linear)Estimativa de tendência centralFator atualizaçãoFator esquina –  Fator localizaçãoHomogeneização (Tratamento de Fatores)Honorários na avaliação de imóveisIBAPESoftware de avaliações InferInferência estatísticaAvaliações para a Justiça (perito avaliador)MatrículaMétodo comparativoMétodo da Quantificação do CustoMétodo da RendaMétodo EvolutivoMétodo InvolutivoMétodos de avaliação de imóveisModalidade de laudo de avaliação – NBR-14653Nível de fundamentação de laudo de avaliação de imóvelNível de precisão de laudo de avaliação –  Perito judicialPesquisa (amostra do laudo de avaliação) – PGMPlanta Genérica (Planta de Valores) – Proposta de honorários para laudo de avaliaçãoRegressão linearSaneamento da amostraSoftware de avaliações SisdeaSoftware de avaliações SisregSoftware de avaliações – Tabela Ross-HeideckeTipos de avaliações de imóveisTratamento de fatoresUncategorizedValor de mercado de imóvelVantagem da coisa feitaVistoria do imóvel

Perícia de avaliação de imóveis e outros bens e avaliação de bem penhorado

Novo blog do Manual de Perícias