Recebi o questionamento, abaixo, de cliente que utilizava o Suporte Gratuito oferecido no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias e no livro Manual de Perícias, e após o curso a distância e os cursos presenciais:
Estou fazendo o laudo de uma perícia que fiz sobre um levantamento topográfico, onde o réu supostamente invade o terreno da prefeitura. Um dos quesitos do réu pede que eu cite todas as matrículas vizinhas e seus donos. Entretanto, não há necessidade de fazer isso, daria um grande trabalho para não levar a nada. Como respondo este tipo de quesito?
Respondi como segue:
No momento da proposta de honorários, melhor seria constar o valor extra para pesquisar as matrículas e a importância nula que estas poderiam ter no laudo.
Se já fez a proposta de honorários, seria indicado responder a todos os quesitos, inclusive os que entender serem inúteis.
Na verdade, quando o perito faz a proposta de honorários, a parte não os impugna e o juiz fixa o valor pedido pelo perito, a parte espera que o perito responda aos quesitos que fez, tendo em vista que ele tomou conhecimento dos mesmos antes de fazer sua proposta de honorários.
Outras possibilidades sujeitas à contestação são: apresentar custo de honorários complementares para responder aos quesitos considerados inúteis e custosos; não responder os quesitos considerados inúteis pelo perito.
Adquira o acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, o livro Manual de Perícias, o curso a distância ou os cursos presencias e tenha o nosso Suporte Técnico Gratuito.