Um cliente ligou para meu escritório, pedido para eu dar uma resposta rápida a uma dúvida de um caso em que estava trabalhando. Ele utilizou o suporte gratuito a que tinha direito, por adquirir o livro Manual de Perícias.
Nosso cliente, é engenheiro mecânico e corretor de imóveis. Em relação a esta última profissão, a dúvida dele era acerca de elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM para imóvel tipo galpão. Perguntou: Como devemos proceder para avaliação desse tipo de imóvel? Há necessidade de se utilizar o método evolutivo (terreno mais construção) em lugar do método comparativo?
No evolutivo, o valor do imóvel é a soma entre o terreno e as benfeitorias. O valor do terreno é calculado pelo método comparativo, utilizando homogeneização (tratamento de fatores) ou inferência estatística.
Para calcular as benfeitorias/construção, multiplica-se o Custo Unitário Básico da Construção Civil – CUB por um coeficiente de depreciação (Ross-Heidecke). O CUB para galpão é facilmente obtido na internet.
____________________________________________________________
SEJA PERITO JUDICIAL – Adquira o livro MANUAL DE PERÍCIAS – CLIQUE AQUI
____________________________________________________________
A dúvida do cliente restringia-se a poder, ou não, comparar o galpão a avaliar com outros em oferta na região, sem utilizar o método evolutivo.
Respondi que o melhor método é o comparativo e não o evolutivo. Que se deve utilizar o método evolutivo apenas em último caso. Se ele tivesse dados de mercado de galpões semelhantes, a comparação seria bem melhor.
O método evolutivo proporciona uma faixa de arbitragem muito grande, por parte do avaliador, quando ele arbitra a depreciação. Sai de sua cabeça tal coeficiente, que por ser importante, pode causar diferença discrepante entre a avaliação e o valor real de mercado.
Mais informações sobre avaliações de imóveis: Anexos de laudo de avaliação – Arquiteto avaliador – Aplicativo Avalia (software online de avaliações) – Avaliação de apartamento – Avaliação de benfeitorias – Avaliação de casa – Avaliação de galpão – Avaliação de imóvel urbano – Avaliação de loja – Avaliação de terreno – Avaliação judicial – Avaliador da CEF (credenciamento) – Corretor de imóveis avaliador – Critério de Chauvenet – CUB – Depreciação de imóvel – Engenheiro avaliador – Enquadramento do laudo de avaliações – Escritura – Especificação do laudo de avaliação – Estatística inferencial (regressão linear) – Estimativa de tendência central – Fator atualização – Fator esquina – Fator localização – Homogeneização (Tratamento de Fatores) – Honorários na avaliação de imóveis – IBAPE – Software de avaliações Infer – Inferência estatística – Avaliações para a Justiça (perito avaliador) – Matrícula –Método comparativo – Método da Quantificação do Custo – Método da Renda – Método Evolutivo – Método Involutivo – Métodos de avaliação de imóveis – Modalidade de laudo de avaliação – NBR-14653 – Nível de fundamentação de laudo de avaliação de imóvel – Nível de precisão de laudo de avaliação – Perito judicial – Pesquisa (amostra do laudo de avaliação) – PGM – Planta Genérica (Planta de Valores) – Proposta de honorários para laudo de avaliação – Regressão linear – Saneamento da amostra – Software de avaliações Sisdea – Software de avaliações Sisreg – Software de avaliações – Tabela Ross-Heidecke – Tipos de avaliações de imóveis – Tratamento de fatores – Uncategorized – Valor de mercado de imóvel – Vantagem da coisa feita – Vistoria do imóvel