Novo blog do Manual de Perícias

Perito é excluído de nomeações pelo juiz porque apresentou laudo sem clareza

O perito deve apresentar laudo:

  1. Bem fundamentado;
  2. Explicativo ao leigo;
  3. Conclusivo e claro;
  4. E abrangente ao que o processo pede.

Estas qualidades que o laudo deve ter são exaustivamente repassadas ao nossos clientes do acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, do livro Manual de Perícias, ou do curso a distância ou curso presencial. Nestes produtos, inclusive no Suporte Gratuito que os acompanham, após suas aquisições, é possível ver os principais problemas que o perito pode causar na perícia, sem as informações ou treinamento que oferecemos.

O laudo de um perito que não mostra capacidade técnica no trabalho é problema para o juiz. Por exemplo, no caso do perito que não foi claro e conclusivo.

O problema do juiz é que:

  1. Ele nomeou um profissional de sua confiança.
  2. O perito entregou um laudo ruim, por exemplo “ficou em cima do muro”, não disse sim nem não.
  3. As partes aproveitaram ou sofreram com discussões intermináveis devido a inconclusividade ou falta de clareza do perito.
  4. O processo pode demorar muito tempo com essa discussão.
  5. O juiz pode ser obrigado a determinar segunda perícia, a ser realizada por um outro perito, aumentando mais ainda a demora da fase da perícia.
  6. O segundo perito também receberá honorários. Então, a parte pagadora terá prejuízo pelo segundo pagamento de perito.
  7. Quem causou todo o dano de demora, prejuízo da prova, e de custo excessivo da perícia, foi o juiz que nomeou perito sem capacidade técnica.

Veja, baixo, modelo de despacho, consagrado pelo uso por juízes comuns e desembargadores, para caso que o perito apresentou laudo sem clareza.

O laudo pericial foi apresentado sem clareza e objetividade, apresentando redundâncias, falta de ordenação lógica e texto truncado. Tal circunstância exige que o Juízo dedique ainda mais tempo ao processo, para que possa se esforçar a compreender e a extrair os elementos importantes para solução do caso. Isso prejudica o fluxo processual (atrasando também os demais processos em andamento), e faz com que não mais se torne oportuna a nomeação para perícias futuras. Assim, determino a exclusão do perito ______ do quadro de profissionais habilitados. Providencie-se a anotação da exclusão.

Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto

Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet

Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades

 

Novo blog do Manual de Perícias