Recebi questionamento de cliente, por e-mail, que se utilizava do Suporte Gratuito após adquirir um de nossos produtos, com o seguinte:
Eu entreguei o laudo técnico na quinta-feira passada (processo eletrônico). Os honorários já foram depositados em juízo, antes de iniciar a perícia. A minha dúvida é se tenho que aguardar o prazo de 15 dias para esclarecimentos acerca do laudo para receber os honorários? Aguardo contato deles solicitando a minha conta para depósito ou eu que tenho que peticionar, informando a entrega do laudo e solicitando a liberação dos honorários? Nessa petição eu já teria que informar minha conta bancária ou o pagamento é feito de outra forma?
Respondi com o seguinte. Depois de passado o prazo de esclarecimento das partes sobre o laudo que foi entregue pelo perito ou deste ter feito o devido esclarecimento do laudo, o juiz deverá despachar determinando que seja emitido o documento alvará para o perito receber os honorários, que estão depositados nos autos do processo.
O perito receberá a comunicação para receber o alvará através de intimação no sistema de processo eletrônico, se for processo eletrônico, ou por e-mail, se for processo em papel. Recebendo esta intimação, o perito se dirige ao cartório da Vara, na qual foi nomeado, pega o documento alvará, em papel, a vai para a agência bancária do foro receber seus honorários.
Caso o cartório e Vara tenham como prática depositar a quantia dos honorários do perito na conta pessoal dele, o cartório pedirá os dados bancários do perito. Normalmente, pedirá por e-mail.
Se o juiz liberar alvará eletrônico, o perito poderá receber seus honorários na agência bancária conveniada do Foro, diretamente no caixa físico, fornecendo apenas sua identidade e CPF.
Caso se passe um tempo significativo, depois do prazo de esclarecimentos do laudo, e o juiz não liberar os honorários do perito, este deve fazer petição requerendo o recebimento dos honorários depositados nos autos do processo, informando a folha na qual está.
Portanto, o perito deve aguardar sempre o despacho do juiz depois da entrega de seu laudo ou comunicação do cartório.
Não deixe de contar com o material digital do acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, constante na internet, imprescindível ao perito que deseja explorar o máximo possível da perícia judicial. Sem esse é primitivismo. Adquira o livro Manual de Perícias, realize o curso a distância ou os cursos presenciais. Nestes produtos fornecemos Suporte Gratuito por até um ano, após suas aquisições.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades