O que fazer quando o assistente técnico não tem acesso a objeto da perícia em diligência de vistoria ou exame?
Uma participante do curso Perícia Judicial Online enviou os seguintes questionamentos:
Quando em diligência pericial, eu atuando como assistente técnico for impedido de fazer uso das respectivas prerrogativas, por exemplo de fazer fotos, ou mesmo a participação verbal, qual seria a minha melhor saída para a ocorrência, considerando a intenção de não tumultuar a diligência:
1 – Notificar o interlocutor, quanto ao uso de minhas prerrogativas?
2 – Dizer que irei constar isto em meu parecer técnico?
3 – Pedir para o advogado peticionar o juiz comunicando do ocorrido?
4 – Simplesmente manter-se calado, sem mesmo se manifestar no parecer técnico, e nem mesmo comunicar o advogado do ocorrido?
Se a alternativa mais adequada for a número 2, qual seria a melhor localização do parecer para expressar-me quanto ao ocorrido?
Respondi ao participante do curso Perícia Judicial Online que, como se sabe, o assistente tem as mesmas prerrogativas que o perito.
Primeiramente, o assistente técnico deve avisar ao perito quanto ao uso das prerrogativas que possui, durante a diligência que realizar, quando assim necessitar. Lembrando sempre que o perito deve estar acompanhado pelo assistente técnico em qualquer diligência que realize, porém o assistente irá à diligência se quiser.
Se o perito não der acesso ao que o assistente técnico quer, o último deve procurar o advogado de sua parte e comunicar o ocorrido, pedindo para faça petição ao juiz requerendo que o perito dê acesso em nova diligência a ser realizada.
Caso o perito tenha entregado o laudo, neste período, o assistente técnico pode fazer o relato do ocorrido em seu parecer, pedindo para o perito marcar nova diligência com a sua presença e acesso ao objeto que ele deseja e que não lhe foi dado. Talvez, neste momento, em que redige o parecer possa fazer quesitos complementares sobre o tema.
Caso não seja importante o acesso solicitado pelo assiste técnico, este poderá ficar calado na diligência e em seu parecer.
Não deixe de contar com o material digital do acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, constante na internet, imprescindível ao perito que deseja explorar o máximo possível da perícia judicial. Sem esse é primitivismo. Adquira o livro Manual de Perícias, realize o curso a distância ou os cursos presenciais. Nestes produtos fornecemos Suporte Gratuito por até um ano, após suas aquisições.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades