Recebi alguns e-mails de um de nossos clientes, que se utilizava do Suporte Técnico Gratuito, que tem direto ao comprar o acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, o livro Manual de Perícias, o curso a distância ou os cursos presenciais, e no último e-mail, ele questionou o seguinte:
O advogado da empresa que me contratou como assistente técnico me pediu para elaborar quesitos a serem respondidos pelo perito durante a perícia. É sobre aquela circular de mão que cortou um dedo do operador, eu sou assistente da fabricante.
Então, gostaria de ver com o senhor, o que me sugere para elaborar esses quesitos?
Respondi que o assistente técnico deve fazer sugestões de quesitos para o advogado de sua parte juntar ao processo, a fim de que o perito os responda no laudo. Assim, o assistente técnico deve ler a petição inicial do autor e petição de contestação do réu, no início do processo. Depois, deve fazer sugestão de quesitos (perguntas) que sejam aqueles cujas respostas a sua parte deseja, a fim de satisfazer aquilo que defende na petição, no início do processo. Serão as respostas que beneficiarão a parte.
Por outro lado, jamais o advogado deve fazer quesitos em que uma resposta prejudique a sua parte.
Os quesitos que o assistente técnico sugere buscam respostas dadas pelo perito, que também ajudam o assistente técnico a montar sua tese no parecer que escreverá sobre o assunto. Para montar sua tese, o assistente técnico precisa de elementos técnicos que fundamentam aquilo que ele pensa. Estes elementos podem ser levantados no local, no processo ou são pertencentes às normas, à ciência e às boas técnicas.
O assistente técnico deve dirigir o perito na perícia, através dos quesitos que sugere ao advogado, para o lado do que ele conclui dessa. Exatamente, aquele lado que o assistente técnico pensa que vai ajudar sua parte.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades