Algumas categorias profissionais possuem dificuldade de encontrar tabela de honorários com valor por hora trabalhada, como a dos médicos.
No caso de não haver tabela de honorários da profissão, o perito pode fazer a proposta de honorários por hora trabalhada, se valendo, por analogia, de outras tabelas. Ou, simplesmente, atribuir um valor que é praticado por seus colegas na região, fundamentando a petição de proposta com as seguintes palavras: valor por hora trabalhada praticado e consagrado pelo uso por profissionais da categoria deste perito, neste município.
Alguns poucos estados possuem associação de peritos, detentoras de tabela de honorários, que congregam as mais diversas categorias.
O sucesso na atividade de perito judicial depende da aplicação dos conhecimentos sobre honorários do perito, conforme o conteúdo fartamente abordo no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no curso a distância ou nos cursos presencias.
Os peritos-contadores não encontram tabelas com valor da hora trabalhada em alguns estados. É recomendável eles utilizarem a do sindicato dos escritórios de contabilidade da sua cidade, do estado ou de estado próximo. Em geral, estas tabelas de sindicato propõem o valor de honorários em perícia judicial.
Título: Não tenho tabela de honorários na minha categoria profissional, o que fazer?