Posso fazer proposta de honorários proporcionais ao valor da causa, como consta na tabela de honorários da associação de peritos ou do IBAPE?
Recebi, por e-mail, questionamentos de um de nossos clientes que, um pouco antes de escrever este post, havia adquirido o acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, na internet, e o livro Manual de Perícias. As respostas estão no material que ele adquiriu, porém ele precisava de apoio urgente. Ele expôs o seguinte:
Recentemente fui nomeado para um processo cujo valor da causa original é 340 salários-mínimos. É um processo com aproximadamente 1.000 páginas, mas ainda não pude pegá-lo na secretaria da vara porque está “em vistas para as partes”. Consultei o Regulamento do Honorários do IBAPE-MG e vi que há três tipos de fundamentação conforme abaixo:
Outra maneira de se estimar os honorários, sugerida pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais – IBAPE-MG, é em valor proporcional (percentual) ao valor da causa, o valor da discussão no processo, conforme fórmula apresentada no site:
H = 4,4236 x (E)0,6011
Usando a tabela de correção monetária do TJMG, o fator de correção é de 2,2526998. Dessa forma, o valor atualizado da causa seria de 750 salários-mínimos. Aplicando-se a fórmula, o valor dos honorários seria de aproximadamente 15 salários-mínimos. Pergunto:
- Como estabelecer o “grau de fundamentação”?
- É correto atualizar o valor da causa, conforme tabela de correção do tribunal, para apresentar a solicitação dos honorários?
Respondi que a tabela de honorários do IBAPE-MG, citada por ele, oferece três formas de calcular honorários mínimos em perícia judicial. A primeira, pelo valor da hora técnica multiplicado pelo número de horas previsto para realizar toda a perícia, da nomeação até os esclarecimentos do laudo. A segunda, para perícia de avaliação de imóvel típico, como um simples apartamento, na qual o número de horas gastas para o trabalho é mínimo, os honorários terão um valor mínimo, calculados de acordo com o grau de fundamentação em que o laudo se enquadrar. A terceira forma de propor honorários para perícias, segundo o referido regulamento de honorários do IBAPE-MG, é pelo valor envolvido na discussão, valor da causa, com os honorários sendo proporcionais a este valor.
Na segunda maneira de propor honorários, em situação que se tratar de avaliação de imóvel bem simples, quando a pesquisa de imóveis para determinar o valor do imóvel estiver pronta, o perito verifica em que grau de fundamentação o trabalho se enquadra. Nessa maneira de propor honorários, no momento da proposta de honorários, o perito pode ainda não ter noção do grau de fundamentação que o laudo de avaliação alcançará.
Em qualquer tipo de habilitação profissional, ou em qualquer estado do país, ou em qualquer Justiça onde tenha sido nomeado, o perito deve observar o valor da causa no momento em que faz a proposta ou pedido de fixação de honorários. Porém, é preferível que faça seus honorários fundamentado nas horas a serem trabalhadas.
No caso de perito engenheiro e de arquitetos do estado de Minas Gerais, é muito interessante fazer a proposta com as duas fundamentações da tabela de honorários do IBAPE-MG: com o número de horas trabalhadas contraposto ao valor da causa discutido.
Título: Posso fazer proposta de honorários proporcionais ao valor da causa, como consta na tabela de honorários da associação de peritos ou do IBAPE?
==========================================================
Sites disponíveis de IBAPEs – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia nos diversos estados
IBAPE-AC (desativado)
IBAPE-AL (desativado)
IBAPE-AP (desativado)
IBAPE-GO (desativado)
IBAPE-RO (desativado)
IBAPE-RR (desativado)
IBAPE-TO (desativado)
- Tabela de honorários e regulamentos de honorários de IBAPE de diversos estados
Nota: Os links estão com as datas de últimas atualizações do IBAPEs ou informam que os valores são indexados. No caso de tabelas que não são atuais, recomenda-se a atualização do por valor por IPG-M.
Tabela de honorários de São Paulo – IBAPE-SP – 2022 (Regulamento)
Tabela de honorários do Rio de Janeiro – IBAPE-RJ – Valores indexados (Regulamento)
Tabela de honorários do Ceará – IBAPE-CE – 2023 (Regulamento)
Tabela de honorários de Minas Gerais – IMAPE – 2024 (Procedimentos)
Tabela de honorários do Paraná – IBAPE-PR– 2022 (Regulamento)
Tabela de honorários do Santa Catarina – IBAPE-SC – 2022 (Regulamento)
Tabela de honorários da Bahia – IBAPE-BA – 2019 (Diretrizes)
Tabela de honorários do Distrito Federal – IBAPE-DF – 2022 (Regulamento)
Tabela de honorários do Rio Grande do Norte – IBAPE-RN – 2017 (Regulamento)
Tabela de honorários do Mato Grosso do Sul – IBAPE-MS – 2016 (Regulamento)
Tabela de honorários do Espírito Santo – IBAPE-ES – Valores indexados (Regulamento)