Há um grande número de perícias judiciais sendo realizadas em medidores de energia elétrica a fim de detectar irregularidades e fraudes no conta da concessionária. Entretanto, há uma carência no país de curso nesta área especifica, exatamente como o que o engenheiro eletricista Luiz Renato Fraga Rios agendou em Porto Alegre, junto com o valoroso IBAPE-RS, a seguir. Sugere-se que este curso seja oferecido, no mínimo, nas maiores capitais.
========================================
Curso de Perícias em Medição de Energia Elétrica e Irregularidades no Faturamento
Data e Local
Dia 08 e 09 de dezembro, das 08:30 às 17:10.
SENGE-RS – Av. Érico Veríssimo, 960 – Menino Deus, Porto Alegre – RS
Ministrante
Eng. Eletricista Luiz Renato Fraga Rios
Formado pela (PUC-MG), pós-graduado em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios, IETEC/MG, trabalha há 26 anos no Setor Elétrico, nas áreas de Medição e Gestão de Perdas e treinamento de equipes de Inspeção e Proteção da Receita de várias Distribuidoras (Cemig, Eletrobrás e Grupo CEB-Brasília) e peritos de várias Regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste), além do Ibape – seção Rio Grande do Sul. Já fez apresentações em diversos Seminários e Visitas Técnicas do Banco Mundial, Edison Electric Institute de Washington (EUA) e empresas do Setor Elétrico da América Latina, América do Norte, África e Ásia. Na Cemig, participou da implantação do novo Sistema de Gestão Comercial, do grupo de implantação de Redes Inteligentes e coordenou Laboratórios de Medição, a área de Cobrança de Consumo Irregular, o Centro Integrado de Medição e Equipes de Serviços de Campo.
Objetivos do curso
Capacitar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA a atuarem como consultores, peritos e assistentes técnicos na área Administrativa, Cível e/ou Criminal, nos casos de suspeita de faturamento incorreto, por falhas na medição ou por intervenções fraudulentas. O curso aborda os procedimentos técnicos adotados no âmbito das perícias pelo INMETRO e Polícia Técnica e os procedimentos administrativos estabelecidos pela Aneel para as Distribuidoras de energia, tais como: inspeção, avaliação técnica da medição, caracterização e registro da irregularidade, cálculo do consumo irregular e recursos administrativos.
Metodologia
O curso aborda a medição e o faturamento de energia elétrica e sua avaliação pericial, através de aulas expositivo-dialogadas com conceitos teóricos e práticos de procedimentos preconizados pelas Resoluções da Aneel e Portarias do Inmetro. Neste curso são disponibilizados materiais didáticos, tais como slides, planilhas e documentos oficiais (Resoluções e Portarias), com apresentação em multimídia.
Conteúdo Programático
1. Princípio de Funcionamento dos Medidores Eletromecânicos
2. Princípio de Funcionamento dos Medidores Eletrônicos
3. Tipos de medidores: apresentação prática de modelos existentes
4. Componentes e equipamentos auxiliares de medição
5. Principais ensaios dos medidores
6. Irregularidades provocadas por interferência humana
7. Defeitos passíveis de ocorrer em medidores por oscilação da rede, curto-circuito na rede, tempo prolongado de uso
8. Procedimentos adotados pelas Distribuidoras de energia (inspeção, avaliação técnica da medição, cobrança, recurso administrativo)
9. Principais artigos de Irregularidades no Faturamento nas Resoluções Aneel 414/2010, 479/2012, 547/2013, 626/2014 e 670/2015
10. O “Termo de Ocorrência e Inspeção”. Principais tópicos
11. A Perícia Técnica pelo Inmetro e pela Polícia Civil
12. Principais quesitos normalmente apresentados para peritos
13. Novas tecnologias de rede e medição
14. Resolução 502/2012 – regulamentação nacional sobre sistemas de medição do Grupo B
Investimento de R$ 750,00
Podendo ser parcelado no PagSeguro (compra online) ou no local com cartão de crédito Visa/Master.