Avaliação de imóvel rural – o engenheiro agrônomo pode utilizar um corretor de imóveis como consultor
Um dos participantes de nosso curso Perícia Judicial Online, realizado totalmente via internet, perguntou: Fui nomeado como perito para avaliar um imóvel rural. Posso contratar um corretor consultor para avaliar o imóvel?
Em todos os nossos cursos e no livro Manual de Perícias, informamos que o perito pode contar com consultores para lhe dar apoio nas áreas que não domina, porém que sejam de sua atribuição profissional. Como também, ter suporte de consultor em casos de a perícia abarcar outra área ou áreas, além da sua, em que ele não possua habilitação profissional. Tendo em vista a exposição realizada, a pergunta do participante do curso Perícia Judicial Online poderia ter sido respondida com um breve sim. Entretanto, como a avaliação de imóveis é uma atribuição direta do engenheiro, no caso da avaliação de imóvel rural, do engenheiro agrônomo, não caberia ao perito contratar um profissional de outra categoria para determinar o valor do bem.
Por outro lado, um corretor de imóveis apenas atribui valor, através de sua experiência. Na Justiça, é exigido que a avaliação deva ser fundamentada com cálculos, obrigando a avaliação a seguir a norma específica da ABNT, no caso em tela, a NBR 14653-3 Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais. Existem corretores de imóveis que dominam a avaliação de imóveis através de método comparativo e seguem tal norma. Esses corretores de imóveis fizeram curso credenciado pelo CRECI e pertencem ao Cadastro Nacional de Avaliadores, exclusivo para profissionais registrados no CRECI.
____________________________________________________________
SEJA PERITO JUDICIAL – Adquira o NOVO livro Manual de Perícias – CLIQUE AQUI
____________________________________________________________
O perito de avaliação de imóvel pode contratar um consultor para lhe ensinar os cálculos, segundo a norma da ABNT ou, até mesmo, o próprio consultor realizá-los. Porém, o perito deve aprender como se faz a avaliação, manuseá-la e apresentá-la como sua, indicando ou não a consultoria de que lançou mão.
Há muitas perícias de avaliações de imóveis rurais em todas as regiões do país. O mercado de avaliações de todos os tipos de imóveis é atrativo para o perito judicial e para aquele que atua como profissional liberal, realizando trabalhos fora do âmbito da justiça. Quando o profissional faz muitas avaliações, ele se vê obrigado a constituir uma pequena empresa especializada na área.
Geralmente, as avaliações de imóveis rurais podem ser feitas pelo método comparativo, utilizando-se tratamento de fatores, já que, para ser possível utilizar o mesmo método com inferência estatística, exige-se um número grande de elementos pesquisados, situação pouco comum em avaliações de imóveis rurais.
Os livros a seguir são os melhores para avaliações de imóveis rurais. O livro Manual de Perícias possui um modelo de laudo de avaliação de imóvel rural muito explicativo. O mesmo modelo pode ser copiado no acesso restrito para assinantes do Roteiro de Perícias A leitura dos materiais citados supre a necessidade de um bom curso de avaliação de imóveis rurais, bastante difíceis de ser encontrados.
Avaliação de Imóveis Rurais do autor Cristiano Augusto Deslandes
Avaliação de Imóveis Rurais dos autores Carlos Augusto Arantes e Marcelo Suarez Saldanha
Mais informações sobre avaliações de imóveis: Anexos de laudo de avaliação – Arquiteto avaliador – Aplicativo Avalia (software online de avaliações) – Avaliação de apartamento – Avaliação de benfeitorias – Avaliação de casa – Avaliação de galpão – Avaliação de imóvel urbano – Avaliação de loja – Avaliação de terreno – Avaliação judicial – Avaliador da CEF (credenciamento) – Corretor de imóveis avaliador – Critério de Chauvenet – CUB – Depreciação de imóvel – Engenheiro avaliador – Enquadramento do laudo de avaliações – Escritura – Especificação do laudo de avaliação – Estatística inferencial (regressão linear) – Estimativa de tendência central – Fator atualização – Fator esquina – Fator localização – Homogeneização (Tratamento de Fatores) – Honorários na avaliação de imóveis – IBAPE – Software de avaliações Infer – Inferência estatística – Avaliações para a Justiça (perito avaliador) – Matrícula –Método comparativo – Método da Quantificação do Custo – Método da Renda – Método Evolutivo – Método Involutivo – Métodos de avaliação de imóveis – Modalidade de laudo de avaliação – NBR-14653 – Nível de fundamentação de laudo de avaliação de imóvel – Nível de precisão de laudo de avaliação – Perito judicial – Pesquisa (amostra do laudo de avaliação) – PGM – Planta Genérica (Planta de Valores) – Proposta de honorários para laudo de avaliação – Regressão linear – Saneamento da amostra – Software de avaliações Sisdea – Software de avaliações Sisreg – Software de avaliações – Tabela Ross-Heidecke – Tipos de avaliações de imóveis – Tratamento de fatores – Uncategorized – Valor de mercado de imóvel – Vantagem da coisa feita – Vistoria do imóvel