Um cliente havia concluído o Curso Perícia Judicial Online, todo pela internet, realizado em duas semanas. Ele era engenheiro de controle e automação, e estava interessado no ramo de perícia ambiental. Em e-mail, disse que eu havia comentado sobre engenheiros fazerem um curso de pós-graduação em meio ambiente, antes de se candidatarem às perícias nessa área. Ele, então, buscou algumas possibilidades e viu que existem cursos de MBA em auditoria e perícia ambiental, curso de pós-graduação em engenharia ambiental e outros em mesmo nível. Ele me perguntou: Você acha que o importante nesses casos seria a carga horária? Pergunto porque também existem os cursos de extensão, com carga horária bem abaixo de uma pós-graduação, mas que são interessantes também. Disse que a ideia dele, era entrar na área de perícia judicial ambiental e queria saber um bom caminho.
Respondi que um bom curso de especialização, seria suficiente. Porém, como havia exposto durante o Curso Perícia Judicial Online, uma pós-graduação em meio ambiente não garantiria perfeitamente a nomeação na justiça, em função da natureza da formação dele, engenheiro de controle e automação, ser bem adversa à do meio ambiente. Outras áreas de engenharia, adaptam-se facilmente ao meio ambiente, como: civil, arquitetura, agronomia, química, florestal, pesca, geologia entre outras.
____________________________________________________________
SEJA PERITO JUDICIAL – Adquira o NOVO livro Manual de Perícias – CLIQUE AQUI
____________________________________________________________
Disse ainda que, a área ambiental oferece um bom mercado extrajudicial. E que, para uma maior segurança dele, visse as exigências deste mercado e, após, se decidisse, observando os dois referidos mercados profissionais: judicial e extrajudicial.
Nosso cliente me retornou, com um novo e-mail, reafirmando sua disposição. Eu não me dei por contente com a resposta dada anteriormente, e expus uma nova possibilidade, perguntando a ele, se havia pensado em uma especialização na área de segurança do trabalho. Nesse setor, há uma pequena parte de meio ambiente, que abriria a possibilidade de nova especialização em meio ambiente, além de possibilitar, também, um vasto campo de trabalho extrajudicial e judicial.
Tenho visto muitos engenheiros eletricistas fazerem curso de especialização em segurança do trabalho, justamente para ampliarem o mercado de trabalho, que a eles se torna muito restrito, frente às atribuições que possuem. Daí a minha ideia, de sugerir ao nosso cliente esse outro campo importante, natural precursor do meio ambiente.