Recebi e-mail de uma cliente, utilizando-se do Suporte Gratuito, com o seguinte:
Na minha proposta de honorários como perita do juiz, calculei que irei precisar de aproximadamente 50 horas para fazer o laudo de avaliação. Como o IBAPE de meu Estado sugere 0,30 salários-mínimos/hora, daria o valor de 15 salários. Você costuma cobrar valores assim em Laudos de Avaliação ou você acha muito alto?
O valor mínimo que o IBAPE de meu Estado sugere para avaliações é de 3,5 salários-mínimos.
Esse imóvel fica em um município localizado mais de 300 km da capital, em que moro, ou seja, terei também gastos com deslocamento. Penso que terei que ir até a cidade apenas uma vez, pois o processo é eletrônico, mas pode ser que precise ir mais de uma vez, caso tenha alguma audiência ou por outro motivo.
Acredito que o valor do imóvel ficará no entorno de 1,0 salário-mínimo, mas o valor da causa inicial é de 300 salários-mínimos.
Considerando essas informações, estava pensando em cobrar 5,0 salários-mínimos. O que o senhor acha?
Responde-se que o perito deve ter em mente o valor da causa, quando formular sua proposta de honorários, porque a parte vai receber este valor, se ganhar a causa. Então, a parte não irá querer pagar um valor que não seja condizente com o valor que pretende receber. E deve-se notar que essa parte irá receber o valor da causa, se ganhá-la, assim como pode perdê-la.
No caso presente, a perita pretende honorários na ordem de 1,6% do valor da causa. Sempre recomendo que honorários coerentes deve variar de 1,0% a 2,0%, quando são valores no entorno de 1.000 salários-mínimos.
Lembrando, ainda, quando fazemos a primeira perícia para um juiz ou as primeiras, devemos ser comedidos, a fim de que a parte não discuta o valor da proposta e o juiz não tenha que intervir na discussão.
Na perícia desse caso há um deslocamento muito grande, então 5,0 salários-mínimos como proposta de honorários é coerente, embora seja cinco vezes maior que o valor do imóvel. Este será um problema que o juiz terá que resolver, caso as partes questionarem: o valor do imóvel não é compatível com o valor da proposta de honorários.
Modelos de petições com proposta de honorários e todas as outras petições referentes aos honorários estão no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais. Nestes produtos fornecemos Suporte Gratuito por até um ano, após suas aquisições.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades