Recebi e-mail de uma cliente que adquiriu o livro Manual de Perícias depois que foi nomeada. Conforme segue, são 06 perguntas que ela realizou e seguem as respostas.
1- Recebi e-mail da Procuradoria, então, agora tenho que encaminhar uma petição de não escusa porque vou aceitar o processo. Encaminhar, também, Laudo Pericial com a discriminação dos trabalhos, informo o valor e já peço adiantamento de 50% do valor dos honorários;
Penso que, possivelmente, você tenha sido nomeada perita em processo no qual a parte pagadora dos honorários é agraciada com a Assistência Judiciária Gratuita – AJG. Verifique se realmente se trata disso, lendo os autos do processo. Se for, faça petição apenas afirmando que aceita receber os honorários da tabela da AJG, os quais são muito baixos. Na AJG não tem proposta de honorários, nem adiantamento e nem depósito integral dos honorários antes de começar a perícia. Os honorários da AJG são depositados na conta bancária informada pelo perito, após serem esclarecidas todas as dúvidas do laudo que entregou.
2- Recebi uma cópia do despacho, mas devo pedir acesso ao processo para poder visualizá-lo com segurança;
Se você foi nomeada perita pelo juiz e lhe foi perguntado se aceita a AJG, é necessário examinar o processo para saber do que trata a perícia, antes de aceitá-la.
3- Devido a pandemia tenho que encaminhar petição de início dos trabalhos para reunião?
Sim, é necessário avisar sobre o início de perícia.
4- Fazer ATA dessa reunião?
Não. Perito não faz ata de reunião. Ele pode indicar no laudo informações sobre o início de produção da prova (início de perícia), como: local, horários e quem esteve presente.
5- Trata-se de uma perícia de reajuste de paridade entre ativos e inativos;
Leia os autos do processo para saber o que será necessário escrever no laudo.
6- A empresa coloca o valor do provento, mas o advogado da parte utiliza valor singelo e ambos são divergentes;
Leia os autos do processo para se elucidar.
Veja modelo de petição, devidamente fundamentada, aceitando a perícia paga com Assistência Judiciária Gratuita – AJG, porém requerendo ao juiz a nomeação imediata, ou próxima, de perícia que remunera normalmente, no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais. Nestes produtos fornecemos Suporte Gratuito por até um ano, após suas aquisições.
Cidades com agenda permanente do Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São Paulo - Brasília - Belo Horizonte - Curitiba - Salvador - Porto Alegre - Goiânia - Recife - Manaus - Cuiabá - Campo Grande - Florianópolis - Maceió - Natal - Fortaleza - Teresina - São Luis - Rio de Janeiro - Aracaju - João Pessoa - Palmas - Santos - Campinas - Porto Velho - Joinville - Belém - Vitória - Uberlândia - São José dos Campos - Ribeirão Preto - São José do Rio Preto
Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet
Faça um de nosso curso e pertença ao Cadastro Nacional de Peritos – 10.000 peritos em 1.300 cidades