Roteiro completo do recebimento dos honorários do perito na Justiça Estadual e Justiça Federal
Veja roteiro completo de recebimento de honorários do perito na Justiça Estadual e Justiça Federal, quando não for perícia paga por AJG.
1 – Perito recebe intimação da nomeação, tem cinco dias para apresentar proposta de honorários.
2 – Perito faz petição de proposta de honorários, pede para serem depositados os honorários antes de começar a perícia e pede adiantamento de 50% do valor, também antes de começar a perícia.
3 – Os diversos modelos de petições de proposta de honorários, um para cada caso, estão constantes no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais.
4 – O pedido de depósito antecipado e adiantamento é opcional; se não for exercido, o perito corre o risco de a parte não querer pagar seus honorários, após a entrega do laudo. Profissionais sem treinamento e bibliografia adequada cometem erros que os levam ao insucesso na atividade de perito judicial. Os detalhes sobre honorários são muitos.
5 – Juiz abre prazo para as partes se manifestarem sobre a proposta, se quiserem.
6 – Juiz fixa o valor dos honorários e determina que a parte responsável os deposite.
7 – Parte deposita o valor.
8 – Juiz manda intimar o perito para começar a perícia e despacha, determinando que o cartório elabore o documento alvará.
9 – Perito pega o alvará no cartório, vai ao banco e recebe o adiantamento de honorários.
10 – O perito inicia a perícia e depois entrega o laudo.
11 – Após passado o prazo de esclarecimento do laudo, o juiz deverá liberar a quantia do restante dos honorários através de alvará.
12 – Se o juiz se esquecer de liberar o alvará, o perito deve fazer petição, requerendo o adiantamento dos honorários depositados, antes de começar a perícia. O modelo de petição específico, requerendo o recebimento do adiantamento de honorários está no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais.
13 – O perito é intimado para receber o alvará.
14 – Caso se passarem muitos dias após a entrega do laudo e o perito não tiver recebido a intimação para receber o alvará do restante de seus honorários, ele deve abrir o processo e verificar se o juiz se esqueceu de fazer a liberação.
15 – Se o juiz se esqueceu de despachar para liberar o alvará, o perito deve fazer uma petição, requerendo a liberação do mesmo. O modelo de petição específico requerendo o recebimento do restantes dos honorários depositados está no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais.
16 – Se o perito não for suficientemente treinado para pedir o depósito antecipado e adiantamento de honorários e a parte não quis depositá-los depois de entregue o laudo, ele deve executar os honorários na Justiça, seguindo as orientações do acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, do livro Manual de Perícias, do material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais.