Perito tem que mostrar alguma coisa aos assistentes técnicos na perícia? Mostra o laudo ou o que pensa?
Recebi e-mail, com o seguinte texto:
Adquiri o livro Manual de Perícias que tem sido uma extraordinária ferramenta para mim, que estou iniciando no mundo das perícias.
Agora estou com uma grande dúvida e gostaria de obter, se possível, uma opinião de uma pessoa com larga experiência na área.
Fui nomeado para meu primeiro trabalho, pelo juiz de minha cidade, em um processo envolvendo a Fazenda do Estado de São Paulo e uma empresa local. Ambas as partes indicaram assistentes técnicos.
Estou com o trabalho praticamente pronto e aí é onde fica minha maior dúvida.
Devo apresentar meu trabalho aos assistentes técnicos antes da entrega ao Poder Judiciário?
Tenho a obrigatoriedade dessa apresentação?
Estou pedindo esse auxílio pois não quero cometer nenhum erro ou indelicadezas nesse meu início de carreira.
Respondi que o perito é obrigado a avisar os assistentes técnicos de qualquer diligência que irá realizar, com antecedência mínima de cinco dias, e de maneira comprovada, porém, não é obrigado a mostrar nada do que pensa ou escreve antes da entrega do laudo no cartório da vara onde foi nomeado. Por conseguinte, também, não é obrigado a mostrar o laudo assinado ou não, aos assistentes, antes ou depois da entrega do mesmo.
Os assistentes técnicos serão informados da entrega do laudo do perito pelos advogados das partes que representam, entregando junto uma cópia dele. O assistente examina o laudo e faz as devidas críticas, positivas e/ou negativas, em seu parecer. O assistente entrega o parecer ao seu advogado, o qual escreverá sua manifestação sobre o laudo, utilizando ou não o parecer.
Alguns peritos experientes falam o que pensam sobre o objeto da perícia aos assistentes técnicos quando estão prestes a entregar o laudo, como se fosse um boi de piranha, a fim de testar sua tese.
Entretanto, o perito deve ter cuidado quando faz uma exposição do que pensa sobre a perícia, pois, se mudar de opinião no laudo, poderá haver uma desnecessária e desagradável discussão.