Qual a melhor sugestão, para aqueles sem experiência no ramo, apresentarem seus valores de proposta de
honorários? Em valores percentuais, em relação ao valor da causa? Qual seria a melhor indicação?
O perito faz a proposta de honorários. O juiz dá vista às partes para se manifestarem, pois serão elas que irão pagar. Dessa maneira, a melhor forma de sabermos se os honorários serão aceitos é nos colocarmos na pele de quem vai pagar.
Um percentual de 1,2% a 2,0% sobre o valor da causa de um milhão de reais, como proposta de honorários, tem toda a chance de ser aceita. Já um percentual de 10% sobre o mesmo valor da causa tem grande chance de não ser aceito.
Um percentual de 2,0% de honorários em um valor da causa de vinte mil reais resultaria em um valor muito baixo. Nesse caso, 10% do valor como honorários teria boa chance de passar.
No momento de apresentarmos a proposta de honorários, haverá sempre um dilema para o perito, tanto para o recém-iniciado quanto para o experiente: o valor está baixo ou alto. A cobrança de honorários usando o bom senso é vaga, porém é a maneira de obtermos sucesso.
Aquela parte que ganhar a ação será ressarcida pela perdedora no final do processo.
O sucesso na atividade de perito judicial está no domínio profundo do tema honorários, cujas informações estão constantes e fartamente abordadas no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no curso a distância ou nos cursos presenciais.