Um professor da faculdade de agronomia do Rio Grande do Sul me enviou e-mail explicando que, por designação do Colegiado do Curso de Graduação de Agronomia, a partir do próximo mês, assumirá a iniciativa de ministrar uma disciplina eletiva, denominada Laudos e Perícias. Será a primeira oferta da disciplina na graduação e, se o projeto for bem-sucedido, criarão uma disciplina voltada para o tema no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado) em Ciência e Tecnologia de Alimentos, também no âmbito da universidade federal de que faz parte.
Ele leu a descrição do livro Manual de Perícias em nosso sítio na internet, que o material abrange perícias judiciais em todos os ramos de conhecimento. Face ao exposto e considerando que a biblioteca da instituição a que pertence deveria dispor da obra, me pediu referências bibliográficas sobre o tema. Solicitou, ainda, uma argumentação em defesa da adoção do livro Manual de Perícias como um item de bibliografia básica para os alunos da disciplina, a fim de encaminhá-la a sua universidade.
Respondi o que segue:
O livro Manual de Perícias é a mais completa obra sobre perícia judicial no país, desde 2004. Está atualizado pelo novo Código de Processo Civil e se destina a todas as categorias profissionais, não sendo necessário adquirir qualquer outro livro para complementar o que o perito judicial necessita para entrar neste mercado promissor e ser bem-sucedido na atividade através das informações necessárias contidas nele.
Para avaliações de imóveis na área de agronomia, sugerimos o livro Avaliações de Imóveis Rurais.