Recebi um e-mail de um cliente, com o seguinte:
Estou elaborando um laudo no qual o requerente teve o seu apartamento danificado por um vazamento do apartamento do requerido. O juiz despachou, determinando um laudo pericial para constatar o valor do reparo a ser efetuado. Fiz a vistoria, com relatório fotográfico, e vou fazer o levantamento do custo com base no TCPO. Minha dúvida é a seguinte: coloco as fotos no corpo do laudo ou como anexo?
Respondi:
Se for processo em papel, as fotos ficam ruins no corpo do laudo. Nossas impressoras e o papel do laudo não são adequados. Nesse caso, melhor colocar as fotos em anexo, em folha de word, duas a duas, com o timbre do perito, e imprimir em gráfica, em papel couchê, sem brilho. De preferência, colocando as fotos na sequência citada no corpo do laudo. Nesse formato, as fotos podem ser assinaladas pelo perito com hidrocor de retroprojetor.
Se for em processo eletrônico, a foto pode ser colocada ao lado do corpo do texto do laudo e, se necessário, novamente a mesma foto em tamanho grande, em anexo, para melhor visualização.
As fotos podem ter título/descrição ou não.
Veja modelos de laudos no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, e no material didático do curso a distância ou dos cursos presenciais