Modelo de proposta de honorários fundamentada
Agenor Zapparoli é perito nomeado constantemente pela Justiça Estadual de MG e foi participante do curso de peritos em Uberlândia, em abril de 2018. Fez o curso para somar com a atual atividade. Ele enviou e-mail para mim sobre detalhamento dos honorários, em que adicionou sua experiência pretérita.
Antigamente, ele sofria muito com propositura de orçamentos simples de perito, sem detalhamento e/ou fundamentação. A maioria dos advogados contestavam os valores pelo simples fato de ele ter determinado um valor aleatório, comparando ao valor da causa, alegando arbitramento infundado e resultando em considerável prejuízo às partes. Esse fato, além de tomar o tempo do perito em futuras reiterações peticionais, protelava o processo e, com certeza, o recebimento dos honorários.
Para sanar tal percalço, ele resolveu detalhar mais seu orçamento, embasando-o em cálculo fundado e fornecido pelo conselho de classe, deixando bem claro que tal valor deriva de rigorosa análise lógica, respeitando determinação normativa de entidade de classe regulamentada e respeitada. Após tal atitude, ele notou que as contestações de propositura de honorários caíram vertiginosamente.
Com intuito de compartilhar o conhecimento, Agenor ainda me enviou um exemplo de detalhamento de honorários, que considero bem importante. O referido modelo está no acesso restrito do Roteiro de Perícias, à disposição de nossos clientes.