A Assistência Judiciária Gratuita – AJG é um ônus para todos os peritos, porque paga muito pouco. Entretanto, devemos aceitar todas as formas de pagamento de honorários, inclusive a AJG, se desejarmos ter sucesso.
A AJG é o “limão” que o perito pode fazer uma limonada.
Como os honorários devem ser proporcionais ao valor discutido no processo, se for alto, eles deverão ser igualmente altos – geralmente são casos de perícias trabalhosas. Então, somado ao grupo de pagamento de honorários regulares, está aquele que remunera o perito muito bem, bancando seu escritório por alguns meses. O conjunto deles, que paga os honorários normais ou os elevados, estimula o perito a fazer aquela perícia remunerada pela AJG, na expectativa de recebê-los identicamente.
Há toda uma estratégia especial de marketing profissional ao aceitar a perícia paga com verba proveniente da AJG, ainda mais com o novo Código de Processo Civil, que permite melhor aproveitá-la.
A petição certa de aceitação da AJG garante o êxito da recompensa futura de honorários normais. Esta petição está no acesso restrito e pago do Roteiro de Perícias, no livro Manual de Perícias, no material didático do curso a distância e dos cursos presencias.