Quanto tempo demora para o perito receber os honorários
Para se obter retorno na função de perito judicial e sentir o quanto é compensadora, demora um certo tempo, pois é possível haver um espaço de tempo grande entre o preparo para o início da atividade e o recebimento efetivo dos primeiros honorários, assim como, no começo, pode não haver muitas nomeações e a frequência não ser a adequada.
O afazer é interessante para quem já possui outro que o mantenha até que os resultados dos honorários com as perícias cheguem a um patamar esperado.
Nós alertamos a todos quanto a isso; porém, não queremos desestimular aquele que nos procura, justamente o ansioso por conseguir uma fonte de honorários imediata de sustento, ficando com a ideia de que o perito judicial custa a recebê-los, quando a mesma não necessariamente corresponda à verdade.
É de se fazer notar, também, que existe uma natural sazonalidade na repetição de nomeações: podemos ter diversas perícias para realizar em uma época e poucas em outra. Outro ponto que desregula qualquer previsão daquele que já realizou algumas: os honorários no processo variam conforme as características dele.
O que relatamos aqui parece negativo ou desestimulante, porém, felizmente, com o tempo, a ansiedade desaparece e nós nos acostumamos. A sazonalidade e a demora do recebimento de proventos entra em um ritmo, no qual, de quando em quando, dentro de uma determinada frequência, estamos recebendo alguma coisa.